Anúncio provido pelo BuscaPé

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Hubless Wheels


Uma das formas de customização mais curiosas para motocicletas, que causam certo espanto, admiração e apreensão, principalmente entre os que nunca viram uma antes, é o que os americanos chamam de hubless wheel, ou em bom português, “roda oca” ou “vazia”. Algumas motocicletas apresentam essa tecnologia somente na roda traseira, porém existem os que integram esta tecnologia na dianteira e na traseira.
Ao ver uma moto dessas ficamos impressionado e um tanto curioso ao imaginar como teriam sido resolvidos os “problemas” criados pelas funções da parte traseira da moto: tracionar, parte da frenagem e, é claro, algum tipo de suspensão para aliviar os solavancos na traseira. Assim, a próxima imagem será muito útil para auxiliar a compreensão:


O pneu está deslocado para fora da roda, onde se observa facilmente a passagem da corrente da transmissão, com uma coroa do tamanho da roda, ajudando a parecer que não existe, tornando a roda aparentemente oca. O mesmo ocorre com o disco de freio, normalmente colocado do outro lado da “roda”, como demonstrado na próxima foto:

Independente de como é feita, esta forma de customização pode fazer com que sua chopper se destaque entre as demais, pois poucas motocicletas terão o nível de tecnologia aplicada, misturada com a curiosidade de saber como é possível ter uma motocicleta com pneu rodas ocas, que fazem destas maquinas equipadas com a tecnologia Hubless Wheels, as mais exclusivas da área.

Como se trata de uma tecnologia, a mesma pode ser aplicada a outros tipos de motos, apresar das choppers serem os exemplos mais comuns, pois seus donos investem pequenas fortunas para deixar sua maquina a mais exclusiva, custe o quanto custar. A aplicação em outros estilos é menor, e para ilustrar, exemplifico com o projeto abaixo, uma Ducati de competição:



Apesar de que virtualmente qualquer motocicleta possa receber este sistema, nada como uma chopper customizada com o sistema hubless, pois as choppers transmitem esse sentimento de rebeldia, misturado a alta tecnologia aplicada e exclusividade, fazendo com que este estilo se torne o mais adequado para esta e outras formas arrojadas de customização.

adaptado de MOTO BIKER
by Roger F. Bastow, Senior Designer

Nenhum comentário:

Postar um comentário