Anúncio provido pelo BuscaPé

sábado, 4 de julho de 2009

Motores de DoisTempos

Motores de DoisTempos

São os motores que completam seu ciclo de trabalho com dois movimentos do êmbolo, ou seja, uma volta da árvore de manivelas. A maioria dos motores de dois tempos não possui válvulas. Esses motores têm aberturas nas paredes dos cilindros, chamadas janelas, através das quais entra a mistura e saem os gases resultantes de sua queima.

Alguns tipos de dois tempos possuem apenas uma válvula: a de escapamento.

Vamos estudar o funcionamento de um motor de dois tempos que possui três janelas:

  • Janela de admissão;
  • Janela de escapamento;
  • Janela de transferência da mistura do cárter para a
    câmara de combustão.



O ciclo de dois tempos compõe-se de dois movimentos do êmbolo: um ascendente e outro descendente. No primeiro, o êmbolo cria uma depressão no cárter, admitindo a mistura ar/combustível. Essa mistura vem do carburador, entra pela janela de admissão e dirige-se para o cárter. Ao mesmo tempo o êmbolo comprime a mistura que está na câmara de combustão.

Um pouco antes de o êmbolo atingir o PMS, salta uma centelha na vela, provocando a combustão da mistura. Os gases produzidos expandem-se e arremessam o êmbolo para baixo, iniciando seu movimento descendente.

No movimento descendente do êmbolo, os gases da combustão são expelidos pela janela de escape. Em seguida, abre-se a janela de transferência e a mistura do cárter é forçada a se dirigir para o interior do cilindro.

Uma vez que a mistura passa pelo cárter o mesmo tem que ser seco, isto é, não pode ter óleo e é por este motivo que nos motores a 2 tempos o lubrificante tem que ser diluído no combustível.

Veja abaixo uma animação do funcionamento de um motor 2 tempos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário